sexta-feira, 10 de junho de 2011

Resenha Crítica - VE 2º bimestre


Título da resenha: Fotossíntese.
Subtítulo: Informações da fotossíntese, um dos principais fenômenos da biologia.
Trabalho realizado com o apoio do blog Biofts.

Fotossíntese é um processo realizado pelos seres autótrofos (seres que produzem seu próprio alimento) fotossintetizantes. Ela acontece através de um pigmento chamado clorofila. Os seres absorvem a luz, o dióxido de carbono e água, e então obtém glucose que será usada na sua respiração e que poderá formar polissacarídeos como amido, para a reserva energética e celulose, como constituinte da parede celular, juntamente com a água e com o oxigênio, que é lançado na atmosfera.
Pode ser dividida em duas fases, a clara (com a presença da luz, pois é ela que fornece a energia necessária para que ocorra todo o processo da fotossíntese) e a escura (na ausência da luz, ocorrem no estroma do cloroplasto diversas reações graças às quais se formam as moléculas carboidrato que a planta necessita).

Equações que representam as fases da fotossíntese:

Fase Clara da Fotossíntese:
6H2O + 6 NADP + 6 ADP + 6 P 6 NADPH2 + 6 ATP + 3 O2
Fase Escura da Fotossíntese: 
6CO2 + 12NADH2 + 18ATP + enzimas → 12NAD + 18ADP + 18P + 6H2O + C6H12O6
Fotossíntese:
6 H20 + 6 CO2 → C6H12O6 +6 O2             ∆H = +668 kcal

NAD – carregador de próton
P – fosfato inorgânico
ADP - adenosina difosfato
ATP – adenosina trifosfato – armazenamento da energia da célula
NADH2 – carregador de próton com dois prótons

A planta absorve a água pela raiz, recebe gás carbônico e a clorofila, presente no cloroplasto, absorve a luz solar pelo fenômeno chamado “transferência de energia por ressonância”.
Na fase clara, a energia proveniente do sol é suficiente para quebrar 6 mols de água gerando 3 mols de oxigênio e 12 mols H+, os quais acidificam as células e portanto tem de ser captados por 6 mols da molécula NAD (fotólise da água). Alem disso essa energia é capaz de ligar 9 mols de ADP com fosfato inorgânico gerando 9 mols de ATP (fotofosforilação.
Na fase escura (que ocorre nos cloroplastos) o gás carbônico mais os hidrogênios que estavam captados pelas moléculas NAD com quebra de ATP, o que gera uma grande quantidade de energia consegue formar uma molécula de glucose. Portanto toda a energia vinda do sol esta armazenada na forma de ligação química entre os átomos do açúcar. Na respiração celular ou na queima deste açúcar a energia contida na molécula será liberada, gerando ATP (necessária para a vida) no primeiro caso e energia térmica (combustível) na segunda parte.
A fotossíntese realizada pelas plantas aquáticas é a mesma realizada pelas plantas terrestres. Elas absorvem a água, o gás carbônico e a luz solar, e liberam oxigênio. Com nosso experimento percebe-se o momento em que a planta libera o O2, quando algumas bolhinhas de O2 aparecem na água.

Em nosso experimento misturamos água com bicarbonato de sódio (para intensificar a presença do gás carbônico). Usamos a planta aquática Eloeda sp e a colocamos em um funil de vidro, então esse é colocado na mistura homogênea, e depois levado a um local iluminado pela luz solar. Observa-se que após alguns minutos surgem pequenas bolhinhas de Oxigênio, comprovando assim que no processo de fotossíntese a planta recebe o gás carbônico e libera oxigênio.

A fotossíntese é de extrema importância para a vida terrestre. Além de iniciar a maior parte das cadeias alimentares na Terra, ela torna as plantas ricas em nutrientes. Quando nos alimentamos de algumas plantas fotossintetizantes, a parte das substancias orgânicas produzidas pela fotossíntese entram na nossa constituição celular, enquanto os nutrientes energéticos fornecem a energia necessária às nossas funções vitais. Além disso, ela nos fornece oxigênio para a respiração.

Referências:
Matéria – Prima, Dom Bosco
PRAZERES, Luis Carlos. Memorex, Curso Positivo